Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.8/5 (103 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



Tabela do Campeonato Brasileiro

https://bandsports.band.com.br/



Total de visitas: 11295
BAHIA
BAHIA

Bahia
Terça , 21 de Agosto de 2012
Postado em 17/08/2012 ás 22:32

São Francisco do Conde tem um dos melhores índices do IDEB da Região Metropolitana de Salvador

 
 
 
 

Escola Artur da Costa e Silva obteve 5.1 pontos, superando a média nacional

 

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última terça-feira, 14 de agosto, referente ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de 2011, mostram que São Francisco do Conde mais uma vez se destaca no cenário nacional. No ranking da Região Metropolitana de Salvador (RMS), a cidade sanfranciscana teve um dos melhores índices entre os 14 municípios que compõem a região. São Francisco do Conde aparece na 3ª colocação no ensino de 1ª a 4ª séries e na 5ª posição no ensino de 5ª a 8ª séries, superando as projeções do MEC.

São Francisco do Conde obteve 4.4 pontos em 2011, no Ensino Fundamental até a 4ª série, quase alcançando a meta projetada para o ano de 2017, que é de 4.5, e obteve 3.3 de 5ª a 8ª série, aproximando-se da meta para 2013, que é de 3.4. Comparando os dados com o ano de 2007, São Francisco do Conde cresceu 1.3 ponto nos últimos anos, ficando 26% acima da média nacional. Já no ensino de 5ª a 8ª séries, o crescimento foi de 1.0 ponto, o que representa 14% acima da média. Em comparação com os dados divulgados em 2007, a alta em 2011 chega a 1.7 ponto de diferença. Um avanço nunca antes registrado na RMS. Outro quesito que chama a atenção é o fato de, no ano de 2007, apenas uma escola avaliada em São Francisco do Conde ter ultrapassado a projeção estabelecida pelo MEC.

A maioria das escolas municipais avaliadas, nos anos iniciais (1º ao 4º ano) do Ensino Fundamental, superou a projeção do Ministério da Educação para o ano de 2011, apontando um crescimento de quase 100%, no que se refere às edições de 2009 e 2007.

O maior destaque do IDEB sanfranciscano ficou por conta da nota alcançada pela Escola Artur da Costa e Silva, localizada no bairro de Campinas. A unidade de ensino ultrapassou a média nacional (4.1 pontos) e alcançou os 5.1 pontos. As Escolas Navarro de Brito, Juvenal Eugênio de Queiroz, Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães, João Seabra de Almeida Veloso, Maria Lucia Alves, Frei Eliseu Eismann, Álvares Rodrigues Vasconcelos e Duque de Caxias também ganharam destaque, pois também ultrapassaram a média nacional.

Na avaliação das escolas nos anos finais do Ensino Fundamental, 5ª a 8ª séries, as projeções também foram superadas em boa parte das unidades de ensino avaliadas. O Instituto Municipal Luiz Viana Neto, por exemplo, que em 2007 registrou a nota 2.3, cresceu 1.1 ponto, alcançando a média de 3.4 em 2011, superando ainda a projeção feita para 2013, que é de 3.3 pontos.

O crescimento da educação no município foi atribuído ao grande investimento feito pela Prefeitura. Investimos na formação de qualificação de professores, compras de equipamentos e a utilização de novas ferramentas como, por exemplo, as mesas educacionais/positivo e a implantação da robótica no Ensino Fundamental”, afirmou Virgínia dos Anjos, secretária municipal da Educação.

 

IDEB

O Ideb é calculado com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, de português e matemática, e na taxa de aprovação das escolas. A avaliação é aplicada a alunos da 4ª série/ 5º ano e 8ª série/ 9º ano de todas as escolas públicas com mais de 20 alunos matriculados na turma. O cálculo é feito a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados, aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep.  As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional.